/
/
/
Jovens celebram a Eucaristia na Matriz Sagrado Coração

Notícias das Paróquias

Jovens celebram a Eucaristia na Matriz Sagrado Coração

pascom sagrado

Aconteceu neste domingo (22), na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, a Celebração Eucarística  onde 30 jovens da catequese participaram da Eucaristia pela primeira vez.

“A Eucaristia é um acontecimento maravilhoso no qual Jesus Cristo, nossa vida, se faz presente. Participar na Missa «é viver outra vez a paixão e a morte redentora do Senhor. É uma teofania: o Senhor torna-se presente no altar para ser oferecido ao Pai pela salvação do mundo»” (Homilia do Papa Francisco, Santa Marta, 10 de fevereiro de 2014).

O papa Francisco, na Catequese do dia 08 de novembro de 2017 disse: “O Concílio Vaticano II foi fortemente animado pelo desejo de levar os cristãos a compreender a grandeza da fé e a beleza do encontro com Cristo. Por este motivo era necessário antes de mais realizar, com a ajuda do Espírito Santo, uma adequada renovação da Liturgia,
porque a Igreja vive continuamente dela e renova-se graças a ela. Um tema central que os Padres conciliares frisaram foi a formação litúrgica dos fiéis, indispensável para uma verdadeira renovação.”

Viver a Eucaristia é acontecimento cotidiano de nossa Comunidade de Fé, não é evento desconectado da vida, por isso sua nobreza não está na externalidade, mas sim na vivência sóbria e profunda de se fazer intimo do Corpo e do Sangue de Cristo, participando do Mistério Pascal. A Eucaristia é um sacramento da fé que representa a presença real de Jesus Cristo entre os fiéis. É um memorial do sacrifício de Jesus na cruz, que torna presente a sua morte e ressurreição. A Eucaristia é também um banquete pascal, onde se recebe o corpo e o sangue de Cristo, e nos enche da Graça do Pai.

E como lemos no documento Conciliar, Sacrossanctum Concilium: “Por isso, a Igreja procura, solícita e cuidadosa, que os cristãos não assistam a este mistério de fé como estranhos ou expectadores mudos, mas participem na ação sagrada, consciente, piedosa e ativamente, por meio de uma boa compreensão dos ritos e orações; sejam instruídos na palavra de Deus; alimentem-se na mesa do corpo do Senhor; dêem graças a Deus; aprendam a oferecer-se a si mesmos, ao oferecer juntamente com o sacerdote, não só pelas mãos dele, a hóstia imaculada; que dia após dia, por meio de Cristo mediador progridam na união com Deus e entre si, para que finalmente Deus seja tudo em todos” (SC, 48).”

Compartilhar:

LEIA MAIS