Carlo Acutis nasceu em Londres, em 3 de maio de 1991, de pais italianos, e cresceu em Milão, Itália. Desde muito jovem, demonstrou uma fé profunda e incomum para sua idade, desenvolvendo um amor especial pela Eucaristia, que chamava de “minha estrada para o céu”, e nunca deixava de participar da Missa diária.
Apesar de viver uma vida normal como um adolescente de seu tempo – gostava de videogames, futebol e informática –, Carlo utilizou suas habilidades com a tecnologia para um apostolado único. Percebendo que a internet poderia ser uma “terra missionária”, ele criou um website para catalogar e divulgar milagres eucarísticos verificados ao redor do mundo. Seu trabalho, fruto de intensa pesquisa, foi pioneiro em usar a rede digital para evangelização. Sua vivência solidária também era sensível à dor das pessoas empobrecidas, já que contribuía com suas próprias capacidades para doar comida e donativos para aquelas pessoas que necessitavam.
Carlo faleceu precocemente em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Sua última doação foi oferecer seus sofrimentos pela Igreja e pelo Papa. Foi beatificado em 10 de outubro de 2020, no Santuário de Assis, na Itália.
O Milagre de Campo Grande e a Canonização
O milagre que permitiu sua a beatificação, e hoje a canonização, ocorreu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Envolveu a cura científica e clinicamente inexplicável envolvendo Matheus Vianna. Na época com apenas dois anos de idade, Matheus sofria de pâncreas anular, uma rara condição congênita que lhe causava vômitos incessantes e debilitantes. O fato decisivo deu-se em 2013, quando um fragmento de uma camisa que teria pertencido a Acutis foi levado à paróquia São Sebastião. Durante uma missa, o menino tocou a relíquia e, de acordo com o relato de sua família, fez um pedido simples e sincero: parar de vomitar. A partir daquele momento, os sintomas teriam cessado de forma permanente e inexplicável, resultando em sua completa cura, que foi apresentada como testemunho para o processo de beatificação do jovem italiano.
Perspectivas de seu Modelo de Santidade para a Juventude
A canonização de Carlo Acutis, é um “sinal potente” para os jovens de hoje. Segundo o cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, a canonização de Carlo mostra que a santidade não é um ideal abstrato, mas algo alcançável na normalidade da vida cotidiana.
O modelo de Carlo Acutis é profundamente relevante para a atualidade porque revela a santidade na Era Digital, Acutis é o primeiro santo “nativo digital”. Sua vida prova que a internet e as redes sociais não são obstáculos à fé, mas podem ser ferramentas poderosas para espalhar o bem, a verdade e o Evangelho. Ele é o padroeiro dos internautas, programadores e jovens que buscam viver sua fé online com autenticidade.
Carlo não era uma pessoa triste ou alienada. Era um jovem vibrante, cheio de interesses, que encontrava Deus não fugindo do mundo, mas no meio dele. Ele santificou suas paixões (como a informática) colocando-as a serviço dos outros.
Para muitos jovens que se sentem desorientados entre a fé e a cultura moderna, Carlo Acutis se tornou um exemplo real e próximo, pois demonstra que é possível estar conectado e, ao mesmo tempo, ter uma vida de oração profunda, caridade e amor aos sacramentos.
Sua canonização no próximo dia 07 de setembro, se torna uma previsão de um grande evento para a Juventude da Igreja, confirma que os santos do século XXI já estão entre nós, mostrando que a santidade é a verdadeira realização da pessoa humana, em qualquer época.
Oração a Deus pela intercessão de São Carlo Acutis
Senhor Jesus Cristo,
Fonte viva de amor e verdade,
nós Vos louvamos e bendizemos por terdes feito brilhar na vida da Igreja
o testemunho radiante de Vosso servo fiel,
São Carlo Acutis.
Desde a juventude, ele Vos buscou com coração sincero,
tornando-se amigo íntimo da Eucaristia,
onde encontrava a força e a luz para viver com alegria e pureza.
Inspirado pelo exemplo da Virgem Maria,
conservou sua alma no estado de graça
e fez da simplicidade um caminho seguro para o Céu.
Concedei-nos, Senhor, por sua intercessão,
a graça que hoje humildemente Vos pedimos:
(faça aqui seu pedido pessoal),
e tornai nosso coração semelhante ao dele:
apaixonado pela Eucaristia, fiel na oração,
zeloso na evangelização,
generoso com os pobres e desapegado dos bens deste mundo.
Ajudai-nos a usar os meios da tecnologia e da comunicação
para o bem, para a verdade e para a edificação do Reino.
Que saibamos, como Carlo, reconhecer em cada pessoa um irmão,
e fazer da nossa vida uma oferta de amor.
São Carlo Acutis,
que disseste: “Todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias”,
ajudai-nos a viver com autenticidade e santidade,
seguindo com coragem e esperança
a estrada da Eucaristia, que conduz ao Céu.
Amém.
Vejam fotos do acervo pessoal da família, publicadas no site da Associação Carlo Acutis (www.carloacutis.com)



























































































