/
/
Seminário de Sensibilização sobre CF 2026

Seminário de Sensibilização sobre CF 2026

No último sábado, 7 de fevereiro, o PCAF em Corumbá foi palco de um importante encontro de mobilização social e eclesial. Lideranças de toda a Diocese estiveram reunidas para Seminário de Sensibilização sobre a Campanha da Fraternidade 2026, que este ano lança luz sobre o tema “Fraternidade e Moradia”.

Ver, Julgar e Agir

A formação foi conduzida por Rosilda Ribeiro, da Equipe do Regional Oeste 1 da CNBB, que utilizou a metodologia do “Ver, Julgar, Agir”. Esse método permitiu que os participantes fizessem um diagnóstico real das carências habitacionais no Brasil e em nossa região (Ver), iluminassem essa realidade com a Palavra de Deus e a Doutrina Social da Igreja (Julgar) e propusessem ações concretas para transformar essa realidade (Agir). Os documentos do Magistério reforçam o projeto social que a Fé Católica tem, que é indissociável com sua vivência sacramental, pois ao evangelizar, catequisar a Igreja também exerce a vocação de emancipação social e vice e versa.

O encontro foi marcado por intensas partilhas, onde os representantes paroquiais puderam expor as dificuldades enfrentadas pelas famílias em suas respectivas comunidades.

Diálogo com a Sociedade Civil

Um diferencial do encontro foi a participação técnica e humanizada da equipe do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). O Centro POP é uma unidade pública voltada para o atendimento de pessoas que utilizam as ruas como moradia ou sobrevivência, oferecendo suporte para a reconstrução de vínculos familiares e sociais.

A coordenadora do Centro, Arielly Garcia, e a psicóloga Lucivania Arruda trouxeram dados e experiências reais sobre o déficit habitacional e a vulnerabilidade social em Corumbá, assim com é o atendimento das pessoas em situação de rua. A presença delas reforçou a necessidade de uma Igreja que dialoga com as políticas públicas para garantir o direito constitucional e sagrado à moradia.

O dia de reflexão foi concluído com a Celebração Eucarística, onde as lideranças ofertaram as angústias e esperanças colhidas durante as partilhas. O encerramento reforçou o compromisso da Diocese de Corumbá em não apenas discutir o tema, mas em ser presença solidária e voz profética na defesa da dignidade de todos os que não possuem um teto.

Compartilhar: