/
/
Catequistas da Diocese participam de formação sobre IVC e CF 2026

Ação Evangelizadora

Catequistas da Diocese participam de formação sobre IVC e CF 2026

A Diocese de Corumbá promoveu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, uma intensa jornada de formação voltada aos seus catequistas. O encontro, que reuniu agentes de todas as paróquias, teve como objetivo central aprofundar os processos de evangelização e atualizar o planejamento pastoral e catequético à luz das novas diretrizes da Igreja no Brasil.

A assessoria do evento ficou a cargo do casal Andreia e Airton Bonet, vindos da Diocese de Joinville (SC). Com vasta experiência na área, o casal é conhecido pela atuação na animação bíblico-catequética e pelo trabalho formativo junto a comunidades e famílias, além de organizadores de diversos materiais de formação para catequese. Durante os três dias, eles conduziram reflexões sobre o percurso histórico da catequese e a identidade do catequista, enfatizando que a missão vai além do ensino: trata-se de um acompanhamento espiritual e humano.

A formação detalhou as etapas da Iniciação à Vida Cristã (IVC) e o planejamento dos encontros, sempre respeitando as particularidades locais da região pantaneira. Para a Sra. Maria Pereira, da Paróquia São João Bosco, esse olhar para a realidade local é fundamental:

“Como foi importante aprofundar sobre os materiais usados nos encontros e com atenção especial para a catequese realizada nas comunidades do campo, que tem o carinho especial do nosso bispo Dom João”, comentou.

Vida e Cidadania

A dimensão social da fé também esteve em pauta com a apresentação da Campanha da Fraternidade 2026, que aborda o tema “Fraternidade e Moradia”. A formação foi ministrada pela Sra. Rosilda Ribeiro, integrante da Equipe do Regional da CNBB, que provocou a assembleia sobre a urgência do teto digno como direito humano e cristão e contou com a participação de alguns párocos e lideranças pastorais das comunidades.

Para quem está chegando ou retornando à pastoral, o encontro foi um divisor de águas. Débora Campos, da Paróquia São José Operário, compartilhou seu entusiasmo:

“Eu estou voltando para a missão de catequista e saio desse encontro com mil ideias para pôr em prática. Para atuar com jovens na Iniciação Cristã, a gente tem a consciência de formar também para a vida e cidadania, para termos um mundo mais humanizado, como nos ensinou Jesus.”

Unidade Diocesana

O evento foi intercalado por momentos de espiritualidade e celebrações litúrgicas que uniram catequistas urbanos e rurais. A troca de experiências entre os participantes e os assessores reforçou a unidade da Diocese de Corumbá no propósito de formar discípulos missionários conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa.

Compartilhar:

LEIA MAIS