/
/
Comunicadores Celebram Jubileu

Notícias da Diocese

Comunicadores Celebram Jubileu

No dia 15 de novembro, a Diocese de Corumbá celebrou o Jubileu Diocesano dos Comunicadores, um encontro significativo que marcou a vivência diocesana do Ano Santo de 2025. O evento reuniu representantes de todas as paróquias, especialmente as equipes paroquiais e das comunidades da PASCOM (Pastoral da Comunicação), no auditório do Colégio Salesiano Santa Teresa.

Organizado pela Equipe Diocesana de PASCOM, o encontro teve como foco a formação e a renovação da missão evangelizadora.

A formação foi conduzida pelo Padre André Nogueira, secretário executivo da CNBB Regional Oeste 1, que ofereceu diretrizes e aprofundamento na missão da comunicação católica, a unidade do regional e as mensagens que animam o serviço da Pascom, a partir da mensagem pelo dia Mundial das Comunicações Sociais. Também o Padre Fábio Vieira, pároco de Ladário, realizou uma palestra inspiradora, apresentando São Carlo Acutis como um modelo e animador dos comunicadores católicos, destacando seu exemplo de evangelização no ambiente digital, sua devoção e fidelidade à vivência eucarística.

Um dos pontos alto do encontro foi a caminhada em procissão que partiu do Colégio Santa Teresa e seguiu até a Catedral Nossa Senhora da Candelária. Na Catedral, os comunicadores celebraram a Eucaristia, momento central de unidade e ação de graças.

Dom João Batista de Oliveira, Bispo da Diocese, animou os comunicadores, reforçando a missão de fortalecer a Pastoral da Comunicação como uma vocação e um serviço essencial à evangelização na diocese.

O Que é o Jubileu e a Indulgência?

O Jubileu (ou Ano Santo) é um acontecimento convocado pela Igreja Católica, geralmente a cada 25 anos, como um tempo especial de profunda conversão, perdão, penitência e celebração da presença de Deus no coração da humanidade.

Uma característica importante de quem participa da celebração do Jubileu é a possibilidade de receber as Indulgências.

A Indulgência é a remissão (perdão), diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa.

Em termos simples: quando uma pessoa se arrepende e confessa um pecado, a culpa (ofensa a Deus) é perdoada no Sacramento da Penitência (Confissão). No entanto, o pecado deixa um “rasto” ou uma pena temporal (a necessidade de purificação ou de reparar o mal causado). A Indulgência é o perdão dessa pena temporal, que pode ser cumprida nesta vida ou após a morte (no Purgatório).

Para receber a Indulgência Plenária (remissão total da pena temporal) em um Ano Santo como o Jubileu, o fiel deve cumprir as seguintes condições:

  1. Condição de Oração/Peregrinação: Realizar a obra prescrita para o Jubileu (neste caso, a participação no encontro ou a peregrinação a um local jubilar, como a Catedral, e a oração).

  2. Confissão Sacramental: Ter confessado os pecados recentemente (cerca de 20 dias antes ou depois da obra).

  3. Comunhão Eucarística: Participar da Missa e receber a Eucaristia (no mesmo dia da obra ou em dias próximos).

  4. Oração nas Intenções do Papa: Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e o Credo nas intenções do Santo Padre.

  5. Disposição Interior: Ter o total desapego de todo o pecado, inclusive do venial.

Compartilhar:

LEIA MAIS

No dia 15 de novembro, a Diocese de Corumbá celebrou o Jubileu Diocesano dos Comunicadores, um encontro significativo que