CDP visitou o CPP da Catedral Nossa Senhora da Candelária, Santuário Nossa Senhora Auxiliadora e Paróquia São João Bosco.
No último dia 03 de junho, a Paróquia Catedral Nossa Senhora da Candelária recebeu a visita da “Jornada Diocesana de Pastoral”, momento marcado pela presença do Coordenador Diocesano de Pastoral, Luiz Ricardo, e do nosso Bispo Diocesano, Dom João Batista, SVD. A visita teve como objetivo fortalecer o espírito sinodal em nossa diocese, promovendo o diálogo, a escuta e a comunhão entre os diversos serviços, movimentos e pastorais.
Durante o encontro com o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) da Catedral, foram apresentados os principais desafios e conquistas das ações evangelizadoras realizadas na paróquia. Um dos destaques da reunião foi a apresentação da recém-criada Comunidade do Beira-Rio, que já conta com iniciativas pastorais como a Catequese e atividades de Evangelização junto às famílias do bairro.
CPP – Catedral Nossa Senhora da Candelária
“É uma felicidade estar fazendo esse serviço no bairro Beira-Rio, pois é ali que a Igreja também está. Uma Igreja em saída”, afirmaram com entusiasmo as coordenadoras de Evangelização, senhoras Maria Inês e Elizabeth, refletindo o compromisso missionário.
A Jornada continuou no dia 05 de junho com a visita ao Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Em mais um encontro com o CPP local, o Coordenador Diocesano de Pastoral e Dom João Batista puderam ouvir os anseios da comunidade e testemunhar o espírito de fraternidade e comunhão que une toda a Diocese.
CPP – Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora
Já no dia 09 de junho foi a vez da Paróquia São João Bosco acolher com alegria o CDP em reunião com seu Conselho Paroquial. A visita foi marcada por sentimentos de união e sinodalidade. Foram discutidos os desafios enfrentados pelas comunidades dos assentamentos, como a dificuldade de acesso e recursos, mas também os avanços conquistados. Entre eles, destaca-se a Catequese que acontece quinzenalmente, além da formação de um grupo de crianças que estão aprendendo a tocar violão com o auxílio de um catequista voluntário.
“É motivo de grande alegria. Essa visita nos anima e fortalece ainda mais nossa caminhada pastoral”, declarou Romário, Coordenador da Matriz São João Bosco.
CPP – Paróquia São João Bosco
A Jornada Diocesana de Pastoral tem sido um verdadeiro sinal de unidade e escuta na caminhada diocesana. Mais do que simples visitas, esses encontros reafirmam o compromisso missionário da nossa Diocese de estar presente onde o povo está, sendo uma Igreja viva, próxima e em constante saída.